Retrospectiva 2010


Polvo paul // O polvo que acertou tudo


De um aquário na Alemanha veio uma das senações da Copa. Paul indicou o vencedor dos sete jogos do país! E ainda abriu uma exceção para apontar o campeão na final. O polvo Paul morreu em outubro.

Copa do mundo // Na África do Sul, deu Espanha!

Uma Copa marcada pelas cores, sons (principalmente das irritantes Vuvuzelas), um polvo vidente, os tradicionais heróis e vilões, e um campeão inédito. A África do Sul queria fazer uma festa diferente para celebrar o Mundial em seu território e assim conseguiu, da primeira a última partida. Histórico para a Espanha, que com o seu futebol voluntarioso e organizado arrancou de uma derrota na estreia para a vitória na final, sobre a Holanda, que valeu o seu primeiro título da Copa.

Mas, como em toda Copa do Mundo, a imagem do capitão erguendo a taça, no caso Casillas, não é a única marcante. O contexto do futebol permite outros heróis além do campeão. Como o atacante uruguaio Suárez, que no último lance das quartas-de-final contra Gana evitou o gol da vitória dos africanos defendendo com a mão. Pênalti marcado, atacante expulso. Pênalti cobrado e perdido. Vieram as cobranças alternadas. O Uruguai venceu. Suárez transformou-se em herói. Para a África, o maior dos vilões.

Assim como o volante Felipe Melo foi para oBrasil. Ele e Dunga. O treinador por não atender aos inúmeros apelos da torcida no período da convocação. Deixou Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Ganso fora da Copa do Mundo da África. Acreditava que Kaká, Luís Fabiano e Robinho eram suficientes para conquistar o hexacampeonato. Não eram. 

Quando o Brasil perdia, de virada, por 2 x 1 para a Holanda nas quartas, o treinador sentiu isso. Olhou para o banco de reservas. Encontrou uma matilha de volantes, nenhum meia habilidoso, e os atacantes Nilmar e Grafite. Para completar, Felipe Melo mostrou porque era tão crucificado pela imprensa europeia. O volante, numa entrada desleal em Robben, recebeu o cartão vermelho e praticamente acabou com as chances de um empate brasileiro. Os holandeses chegaram à final, mas sucumbiram diante da Espanha.

Seleção // Mano Menezes no lugar de Muricy

Para substituir Dunga no comando da Seleção, a CBF convocou Muricy Ramalho. O treinador aceitou o convite na manhã de 23 de julho. À tarde, no entanto, desistiu diante da recusa da diretoria do Fluminese em liberá-lo. A vaga caiu no colo de Mano Menezes, que começou imediatamente o trabalho de reformulação do elenco. Neymar, Alexandre Pato, Ganso, Lucas e outros inúmeros jovens tiveram o prazer de vestir a camisa amarela em amistosos. Foram quatro amistosos, com três vitórias (Estados Unidos, Irã e Ucrânia) e uma derrota (Argentina).

Santos // Meninos da Vila encantam o Brasil

Sensação do futebol brasileiro em 2010, o time de meninos do Santos conquistou tudo o que disputou no primeiro semestre. Primeiro o Campeonato Paulista. Depois, a Copa do Brasil e a consequente classificação à Libertadores. Títulos que fizeram mal ao ego de Neymar. Durante o Brasileiro, o jovem atacante envolveu-se em vários episódios polêmicos. Um deles ocasionou a saída do técnico Dorival Júnior do comando santista. Como castigo, deixou de ser convocado por Mano Menezes para o amistoso contra a Argentina.

Série a // Bi, tri, tetra e octacampeões!

A Série A terminou com o Fluminense bicampeão. Isso até a CBF unificar os títulos com as conquistas da Taça Brasil e do Robertão. O Flu passou a ser tri. Palmeiras e Santos ultrapassaram tornaram-se octacampeões. Alheio à polêmica, Muricy Ramalho fecha a década comemorando o seu quarto título. Tetra sem polêmica.

Série c // Festa só para o Salgueiro!

Pernambucano com motivos nobres para festejar no Campeonato Brasileiro, só o Salgueiro. O Carcará conseguiu o acesso à Série B de forma heroica, ao vencer o Paysandu na Curuzu, por 3 x 2 - o primeiro jogo terminou empatado em 1 x 1.O time caiu na semifinal para o ABC-RN, que sagrou-se campeão.

Série B // Lamentação e alívio

Para os rubro-negros, a Série B terminou com um gosto de decepção. Após reagir sob o comando de Geninho, o time perdeu o embalo na reta final e deixou o acesso escapar. No caso alvirrubro, o sentimento é de alívio. O time começou bem, mas caiu. Trocou de treinador para evitar o pior, a queda para a Série C.

Série D // Mais uma vez terminou em choro

A temporada de foi mais uma de fracasso para o Santa, que trocou de técnico ainda na primera fase da Série D. Saiu Dado Cavalcanti, entrou Givanildo Oliveira, que conseguiu levar o time à segunda fase, mas sucumbiu diante do Guarany-CE - venceu no Arruda por 4 x 3 e foi derrotado no Ceará por 2 x 0.

Fórmula 1 // E o menino Vettel é o grande campeão

Nem Michael Schumacher, nem Fernando Alonso, nem Felipe Massa, nem Mark Webber. O dono do campeonato de 2010 foi o jovem piloto alemão, que aos 21 anos entrou para o seleto grupo dos campeões. Destaque também para a sua equipe, Red Bull, que não fez jogo de equipe e ainda levou o título de construtores.

É de pernambuco! // Yane Marques faz história

Quando decidiu trocar a natação pelo pentatlo moderno há alguns anos, Yane talvez não imaginasse que iria tão longe. Mas a cada ano, essa pernambucana mostra que seu destino na modalidade está direcionado ao sucesso. Além de melhor do estado e do país, a sertaneja já ocupa o sétimo lugar no ranking mundial.

Vôlei // O mundo é nosso

A Seleção Brasileira de vôlei mostrou porque é a melhor do mundo. Além das conquistas habituais, como a Liga Mundial, os comandados do técnico Bernardinho conquistaram o tricampeonato mundial. Tudo bem que com direito a ´marmelada`, quem não lembra da derrota de propósito para a Bulgária?

Natação // Cielo voa na água

César Cielo não começou a temporada como imaginava. Não foi o medalha de ouro no Pan-Pacífico, principal competição do ano. Ficar sem o seu brinquedinho favorito deixou o nadador furioso. Resultado: no Campeonato Mundial de Piscina Curta o brasileiro mostrou que não sabe perder. Que o seu lugar é no alto do pódio. Cielo deixou Dubai como o homem mais rápido do planeta na água, afinal de contas, é campeão dos 50m tanto em piscina longa (50 metros), como em piscina curta (25 metros).

Pernambucano 2010 // O Rei Leão: Episódio cinco

O folclórico Brasão, do Santa Cruz, quis ser rei. Foi destituído pelo falastrão Carlinhos Bala, que vestia as cores do Náutico. Que acabou destronado pelo Sport. Mais uma vez, o Campeonato Pernambucano foi dominado pelo Leão. Além do título, que deixou o time a um passo de igualar a sequência história do Náutico, o Rubro-negro, que era comandado por Givanildo Oliveira, fez o artilheiro - Ciro, com 13 gols -, teve o melhor ataque e a melhor defesa. O único susto rubro-negro na competição aconteceu na final. No primeiro jogo, nos Aflitos, o Náutico chegou a estar vencendo por 3 x 0. O Sport reagiu no segundo tempo e diminuiu para 3 x 2. No segundo jogo, na Ilha, gol de Leandrão, vitória por 1 x 0 e o 39º título assegurado, que teve como principal estrela o meia Eduardo Ramos, hoje no Náutico.

Números 2018 Ano em que a Copa do Mundo será realizada na Rússia.

2022 Ano em que o deserto do Catar vai receber a Copa do Mundo

70 anos Idade que o rei Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, completou em 2010.

2011/2012 Nos dois próximos anos, o Sport e o Santa Cruz serão comandados por Gustavo Dubeux e Antônio Luiz Neto, respectivamente. Os dois foram eleitos presidente

2 Número de títulos mundiais conquistados pelo surfista havaiano Andy Iron, que morreu neste ano aos 32 anos.

10 Número de títulos mundiais conquistados pelo surfista Kelly Slater. Ele ainda quer mais! 









Fonte:  Diario de Pernambuco

Planeta Brasileiro

Visitas Do Blog

contador free

Mural de Recados

Campeonato Arcoverdense


Domingo 13-11-2011

Tenebre 3 x 1 Flamengo

Arcoverde 1 x 1 Eutropio

Qual o Esporte Mais Valorizado em Arcoverde?

Parceiro

Blog do Ivonaldo Filho

Blog do Ivonaldo Filho
Parceiro

Caledario

Relogio Esportivo

relojes web gratis
 
▲ TOPO ▲